Ferramentas imprescindíveis para quem trabalha com imagens

Capturar imagens, editá-las, reduzir seu tamanho, adicionar filtros e efeitos… quem trabalha com imagens, quer seja profissionalmente ou simplesmente para divulgá-las em sites web ou redes sociais necessita usar vários aplicativos para alcançar o resultado desejado antes de incluir o material em seus projetos.

Neste artigo recomendamos alguns que achamos bem úteis e esperamos que ajudem a ampliar ainda mais essa lista nos comentários abaixo:

Para encontrar fotos

Já falamos de uma infinidade de bancos de imagens gratuitos, e nunca é demais falar sobre esse assunto, na hora de usar uma foto, se não encontrar o autor da mesma para pedir permissão ou por os créditos adequados, sempre podemos usar TinEye, Google Image ou qualquer buscador de imagens que aceitem uma foto como entrada e indicam os sites que a estão usando.

Para realizar capturas

Embora cada sistema operacional tenha vários programas ideais para quem captura seções de páginas, há algumas que não dependem de usarmos Linux, Windows ou Mac. Para isso recomendamos a extensão de Chrome Screen Capture, criada por Google, capaz de capturar tanto regiões específicas como páginas inteiras, sendo ideal para se obter um arquivo PNG com a parte que queremos divulgar de qualquer site que estivermos vendo.

Há outras alternativas, também em forma de extensão, que fazem um trabalho semelhante, como ScreenGrab, disponível para Firefox.

Aplicar efeitos e filtros

Editores de imagens online há muitos, porém poucos tão capazes como picmonkey. Embora essa opção nos permita cortar, limpar e aplicar efeitos em qualquer imagem, as vezes pode ser interessante se focar em outro tipo de alteração, motivo pelo qual é importante lembrar Picozu, Photocat, Photo Raster ou o recentemente comentado beautyplus, especializado em retoque em rostos.

Eliminar fundos

Os usuários de gimp, photoshop e demais editores avançados estão acostumados a eliminar regiões de cores parecidas usando a famosa varinha mágica, porém, ainda assim ficarão impressionados com o que clippingmagic pode fazer.

Se quiser isolar um logo de uma imagem, ou eliminar o fundo de uma imagem para obter unicamente o objeto principal, esta opção é a melhor que pode encontrar na Internet. Só precisa indicar em verde a região que quer manter e em vermelho a região que deseja eliminar, permitindo obter o resultado em formato png para respeitar a nova transparência gerada.

Vejam um demo do vídeo: http://bit.ly/177z9HQ

Reduzir o tamanho da imagem

E agora a parte mais importante para quem publica na Internet: reduzir o tamanho do arquivo para que não seja extremamente pesado.

Para isso recomendamos duas opções: compressnow, para transformar qualquer imagem em um jpg pequeno, com possibilidade de indicar a quantidade de redução (perda) da qualidade, e tinypng, para quem necessita trabalhar com PNG para preservar a transparência dos objetos.

Fonte: What’s New

Notas

  1. marketinginformativo publicou esta postagem